Portugal soma 52 focos de gripe das aves após nova confirmação em Aveiro
Só este mês, este é o segundo foco de gripe das aves em Aveiro.
Só este mês, este é o segundo foco de gripe das aves em Aveiro.
Após a notícia da SÁBADO, O conselho diretivo da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV), liderado pelo bastonário Pedro Fabrica, apresentou uma participação contra o deputado Pedro Frazão ao Conselho Deontológico.
Doenças transmitidas por alimentos continuam a afetar pessoas de todas as faixas etárias, sobretudo os grupos mais vulneráveis.
É um vírus que pode resistir durante mais de três anos em carne congelada e que se propaga até através de camiões e carros. Tem potenciais efeitos "devastadores".
Um javali poderia ter ingerido comida infetada e assim dar origem ao foco que as autoridades detetaram há uma semana, em 28 de novembro.
Pedro Frazão, veterinário e deputado do Chega, realizou a castração do gato António numa sala de reuniões.
O deputado Pedro Frazão castrou ilegalmente o gato António, um dos animais de estimação acolhidos pelo Chega. A intervenção cirúrgica ocorreu fora de centros autorizados pela Direção-Geral da Alimentação e Veterinária (DGAV).
O foco, detetado na segunda-feira, obrigou à implementação de medidas de controlo previstas na legislação em vigor.
Por país, destacam-se a Hungria (343 focos), Alemanha (279), Países Baixos (234), Polónia (208) e Itália (152).
Este foco foi confirmado na terça-feira numa gaivota-de-patas-amarelas, segundo a informação divulgada, esta quinta-feira, pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A operação culminou na identificação de três suspeitos, com idades compreendidas entre os 38 e os 58 anos.
Em causa está o facto de a associação Frente Animal ter divulgado imagens que mostram trabalhadores a agredir os animais e dezenas de frangos feridos e mortos.
O custo da construção da nova sede da câmara de Oeiras, o preço dos ovos, as séries e o novo filme "Kneecap" em destaque.
Preço dos ovos em Portugal já disparou 27%, podendo meia dúzia chegar aos €2,05. Contudo, não se terá verificado um aumento no número de animais registados, indica a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Em 2024 existiram 81 infeções em humanos, quase todos estes casos em humanos estão associados a gado ou a aves infetadas.
A infeção de mamíferos acontece ocasionalmente, através da ingestão de aves infetadas e da exposição a ambiente contaminados.