Sábado – Pense por si

Tempestade Kristin: "Vai afetar até a economia europeia"

Tempestade Kristin: "Vai afetar até a economia europeia"

O diretor-geral editorial adjunto da Medialivre, Armando Esteves Pereira defendeu que já não devia haver mais de 100 mil casas sem energia elétrica, mesmo seis dias depois da tempestade. Explicou que é difícil não haver meios de empresas, pois Portugal tem perdido capacidade de intervenção para as empresas privadas.

A magia do cinema não tem paralelo com a experiência doméstica
Luísa Oliveira

É o fim do cinema como o conhecemos?

Fecharam 46 salas num só ano, muitas delas multiplexes dentro de centros comerciais. Mas nem tudo está perdido - em cinemas onde há programação consistente, faltam lugares vagos

Bruxelas fecha acordo histórico com Mercosul para aumentar exportações em 40%
Jornal de Negócios

Estados-membros aprovam acordo histórico com o Mercosul

Acordo comercial entre UE e países do Mercosul obteve a maioria qualificada necessária para vir a ser assinado, apesar dos votos contra de França, Polónia, Áustria, Irlanda e Hungria. Von der Leyen deve viajar para o Paraguai para firmar o entendimento já na próxima semana.

Debate com candidatos à Presidência da República em estúdio televisivo
Bruno Faria Lopes

Debate Presidenciais: como se saiu cada candidato (de A a M)

António José Seguro recebeu um presente de Jorge Pinto, que na prática deixou de ser candidato. Cotrim foi funambulista na direita. Gouveia e Melo agarrou na ameaça Trump para fazer valer as suas credenciais - e não largou Marques Mendes, que teve mais uma noite difícil. Os mais pequenos propuseram nacionalizar os lucros da banca e construir 100 mil casas por ano. E houve Manuel João Vieira.

A hora da Europa (agora é mesmo)

Em 2026 vamos saber se a Ucrânia vai sobreviver como país íntegro e soberano à agressão russa e à viragem politico-diplomática de Washington, com Trump na Casa Branca. Vamos também saber se os líderes europeus estarão à altura do desafio tremendo que já atravessam e se vão ser capazes de falar verdade ao seus eleitores sobre o que verdadeiramente está em causa: defender a Ucrânia, fazer sacrifícios que não pensávamos ser necessários e projetar uma nova arquitetura de Segurança que não dependa dos EUA. Não será coisa pouca.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.