Sábado – Pense por si

Utentes que precisam de transplante de fígado não são admitidos em Coimbra desde setembro

SÁBADO
SÁBADO 24 de fevereiro de 2020 às 07:37

A lista de espera para realização de transplante hepático na Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra não aceita novos doentes desde setembro. Faltam recursos humanos.

Desde setembro do ano passado que não são admitidos novos doentes nas listas de espera para transplantes de fígado, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Esta decisão foi motivada, em primeiro lugar, pela bactéria multiresistente que foi detetada na zona de internamento do CHUC e que levou à suspensão temporária da admissão de novos doentes; a segunda é a falta de recursos humanos da unidade, que leva a que só sejam feitos transplantes hepáticos em "casos urgentes de doentes já internados", avança o jornal Público esta segunda-feira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.