Sábado – Pense por si

Um terço dos doentes em UCI em Lisboa já tinha uma dose da vacina

A primeira dose não garante proteção contra o desenvolvimento grave da doença, principalmente quando tomada há pouco tempo. Há pessoas com menos de 25 anos em risco de vida.

Um terço dos doentes internados em cuidados intensivos nos hospitais da região lisboeta são pessoas que já tinham tomado a primeira dose da vacina. Os doentes ainda só tinha tomado a primeira dose da vacina, alguns deles "há pouco tempo", o que pode ajudar a explicar porque é que, aparentemente, a vacinação não ajudou a proteger estas pessoas, informa o jornal Público.

REUTERS/Violeta Santos Moura
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.