Sábado – Pense por si

Três pequenos sismos sentidos entre Lisboa e Setúbal

Os epicentros dos sismos, com magnitudes entre 3,3 e 3,9 na escala de Richter, tiveram lugar a cerca de 55 quilómetros de Sines, no distrito de Setúbal.

Três sismos com magnitudes entre 3,9 e 3,3 na escala de Richter foram esta segunda-feira registados nas estações sísmicas do continente a cerca de 55 quilómetros de Sines, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, o primeiro sismo, com magnitude 3,9 na escala de Richter, foi registado às 05h52 com epicentro a cerca de 55 quilómetros a oeste-sudoeste de Sines, distrito de Setúbal.

Os outros dois sismos, de 3,3 na escala de Richter, foram registado às 05h58 com um segundo de diferença e também tiveram epicentro a cerca de 55 quilómetros a oeste-sudoeste de Sines.

Em comunicado, o IPMA indica que "não foi recebida nenhuma informação confirmando que este sismo tenha sido sentido".

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.