Sábado – Pense por si

Sismo de magnitude 3,4 registado no Faial

O sismo foi sentido com intensidade máxima III na escala de Mercalli nas freguesias de Feteira, Flamengos, Angústias, Matriz e Praia do Almoxarife.

Umsismode magnitude 3,4 na escala de Richter foi registado hoje às 19:49 locais, menos uma hora do que em Lisboa, a 28 quilómetros da ilha do Faial, nosAçores.

De acordo com uma nota do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi sentido com intensidade máxima III (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Feteira, Flamengos, Angústias, Matriz e Praia do Almoxarife, no concelho da Horta, ilha do Faial.

A crise sísmica, que ocorre numa zona entre os 25 e os 35 quilómetros a oeste do Faial, já provocou mais de cinco mil eventos, sendo que mais de 50 foram sentidos pela população, sete com magnitude superior a 4 na escala de Richter.

O mais intenso sismo desta crise foi registado em 18 de novembro, pelas 08:41, e teve magnitude de 4,7.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.