NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Saiba como pode agilizar a renovação do seu documento de identificação.
O Governo vai reforçar os serviços relacionados com oCartão do Cidadão, a partir da próxima semana, para descongestionar o atendimento nos balcões, anunciou hoje o Ministério da Justiça.
As medidas passam por reforçar o atendimento presencial e por "soluções online", de acordo com a informação divulgada em comunicado.
Assim, serão abertos nove espaços de cidadãos no Algarve, em Ferragudo, Porches, Alcoutim, Martim Longo, Altura, Azinhal Odeleite, Portimão e Olhão.
Em Lisboa, abrirão às 07:00 a Conservatória da avenida Fontes Pereira de Melo e o Campus da Justiça para entrega de senhas, com a indicação da hora previsível de atendimento.
De acordo com a mesma fonte, haverá atendimento assistido para efetuar, no momento, a renovação do documento online.
"Esta medida será brevemente alargada a todos os balcões do Instituto de Registos e Notariado (IRN), em que se justifique um descongestionamento da pressão de atendimento", lê-se no documento.
O ministério recorda que os cidadãos com mais de 25 anos e com Chave Móvel Digital ou com leitor de CC podem pedir, desde 20 de junho, a renovação online, uma opção escolhida por 5.300 pessoas até terça-feira.
É também possível fazer o pedido de renovação em 39 Espaços Cidadão da Área Metropolitana de Lisboa (AML), onde, desde de 20 de maio, foram pedidos 7.500 novos cartões, segundo a mesma fonte.
O Governo indica ainda que se verifica "uma diminuição significativa das filas de atendimento" nos balcões do IRN da AML, nomeadamente na Conservatória da av. Fontes Pereira de Melo.
A medida surge numa altura em que tem sido questionada a falta de capacidade de resposta dos serviços públicos no tratamento e emissão do Cartão do Cidadão, com sindicatos do setor a alertarem para o estrangulamento dos serviços por falta de pessoal e a Ordem dos Notários a disponibilizar-se para colaborar e ajudar na resolução do problema.
A ministra da Justiça identificou hoje os Registos e Notariado como o setor onde historicamente mais se avançou no domínio da modernização e da simplificação, mas reconheceu que esta é uma "área em dificuldades, enfrentando fortes dores de crescimento".
Francisca Van Dunem falava no encerramento dos Encontros de Inovação na Justiça.
Reforçado atendimento para Cartão do Cidadão pelo País
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.