Quem quer encontrar petróleo em Peniche?

Quem quer encontrar petróleo em Peniche?
Alexandre R. Malhado 27 de agosto de 2016

No Algarve o movimento ambietalista travou a exploração petrolífera e há em Peniche quem queira seguir o exemplo. Até onde vão procurar petróleo em Portugal?

Portugal não produz petróleo, mas há sete petrolíferas autorizadas a tentar contrariar essa realidade. Partex, Repsol, Galp, ENI, Cosmos, Australis e Portfuel têm contratos de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo tanto em terra (onshore) como no mar (offshore). Com 15 concessões espalhadas pelo país, o panorama na costa de Algarve, Alentejo, Peniche e Figueira da Foz, assim como as paisagens em Aljezur, Tavira, Batalha, Pombal e Barreiro podem vir a mudar. Acusando o Governo de "irresponsabilidade ambiental", movimentos ecologistas já conseguiram adiar a prospecção nas águas algarvias e Peniche pode seguir o exemplo.

À SÁBADO, o presidente da Câmara garante que "a prospecção não é uma atitude da municipal, mas sim uma decisão de superiores", acrescentando que "o compromisso da autarquia é a sustentabilidade e as energias renováveis". Os protestantes desconfiam.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais