PSD vai propor alargar apoio a gerentes no Orçamento Suplementar

Lusa 23 de junho de 2020
As mais lidas

Rui Rio afirmou que os sociais-democratas não querem "encharcar o Orçamento de propostas", porque este "é o Orçamento do Governo", mas farão "algumas propostas" em sede de especialidade.

O PSD vai apresentar uma proposta de uma alteração ao Orçamento Suplementar para 2020 para alargar o apoio social extraordinário aos gerentes de micro e pequenas empresas e empresários em nome individual, anunciou hoje Rui Rio.

Rui Rio
Rui Rio MÁRIO CRUZ/LUSA

Em declarações aos jornalistas Palácio de Belém, em Lisboa, após uma reunião com o chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente do PSD afirmou que os sociais-democratas não querem "encharcar o Orçamento de propostas", porque este "é o Orçamento do Governo", mas farão "algumas propostas" em sede de especialidade.

"Uma que pensávamos não ter de fazer e vamos fazer, por causa do veto do senhor Presidente da República, da devolução do diploma, tem a ver com o tratamento dos sócios-gerentes, de acordo com o que deve ser, que é terem os mesmos apoios que tem qualquer trabalhador. Isso iremos incluir no Orçamento Suplementar, porque é a forma de então ultrapassar a questão que possa estar em cima da mesa da 'lei-travão'", anunciou.

Hoje à tarde, também já Bloco de Esquerda, CDS-PP e PAN anunciaram que vão apresentar propostas de alteração nesse sentido, na sequência do veto presidencial ao diploma aprovado no dia 28 de maio pela oposição no parlamento, contra a vontade do PS, para alargar o apoio extraordinário à redução da atividade de trabalhador independente aos microempresários e empresários em nome individual.

Na carta dirigida ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o chefe de Estado invoca dúvidas de constitucionalidade por eventual violação da "lei-travão" para vetar este decreto e sugere que esta matéria seja tratada no processo em curso de discussão e votação do Orçamento Suplementar para 2020, assinalando que ainda podem ser apresentadas propostas de alteração ao documento do Governo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais