Inna Ohnivets, que foi recebida por Marcelo Rebelo de Sousa na quinta-feira passada, irá encontrar-se com António Costa pelas 15h00 em São Bento.
O primeiro-ministro, António Costa, vai receber a embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, na quarta-feira, pelas 15:00, em São Bento, disse à agência Lusa fonte oficial do Governo.
António CostaLusa
A embaixadora da Ucrânia em Portugal já foi recebida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, na quinta-feira, primeiro dia da ofensiva militar russa em território ucraniano.
À saída dessa audiência, Inna Ohnivets expressou "gratidão profunda a Portugal" pela condenação deste ataque e afirmou que "a Ucrânia espera o apoio da NATO e da União Europeia", não só através da imposição de sanções à Rússia, mas "também, se for possível, apoio militar".
"A Ucrânia não é membro da NATO, mas se a Ucrânia for ocupada pela Rússia, pergunto: qual será o país seguinte? E pode ser um membro da NATO. Por isso, a Ucrânia agora está a defender não só o seu território, mas a toda a Europa", declarou aos jornalistas.
Na segunda-feira, Inna Ohnivets pediu ao Governo português que apoie a adesão da Ucrânia à União Europeia e que considere a possibilidade de romper relações diplomáticas com a Federação Russa agradecendo as sanções e a assistência militar.
Estas posições foram transmitidas pela embaixadora ucraniana numa conferência de imprensa conjunta com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, para apresentação de medidas destinadas a apoiar famílias ucranianas na capital portuguesa.
Primeiro-ministro recebe embaixadora da Ucrânia na quarta-feira em São Bento
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.