O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou para hoje uma reunião do Conselho de Estado sobre o futuro da Europa
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, convocou para hoje uma reunião do Conselho de Estado sobre o futuro da Europa.
Desde que tomou posse como Presidente da República, em 9 de Março, Marcelo Rebelo de Sousa imprimiu ritmo trimestral às reuniões do Conselho de Estado.
Esta será a quarta reunião do órgão político de consulta presidencial, a qual decorrerá a partir das 15h00 no Palácio de Belém, em Lisboa. As anteriores reuniões realizaram-se em 7 de Abril, 11 de Julho e 29 de Setembro, e o contexto europeu tem estado na agenda.
A primeira reunião, de 7 de Abril, teve como tema a situação financeira e económica europeia e contou com a presença, como convidado, do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.
Na reunião seguinte, de 11 de Julho, esteve em análise a situação política internacional e as suas incidências em Portugal, com destaque para a situação da União Europeia.
Na altura, estava-se no rescaldo do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia e das eleições legislativas em Espanha.
No final dessa reunião, foi divulgada uma nota considerando que "os desafios colocados à União Europeia" - económicos, financeiros, sociais e políticos - merecem "contínua reflexão aprofundada" e acompanhamento por parte do Conselho de Estado.
A última reunião, de 29 de Setembro, aconteceu cerca de duas semanas antes da apresentação do Orçamento do Estado para 2017 e teve um tema genérico: a situação internacional e as suas consequências em Portugal.
O Conselho de Estado é o órgão político de consulta do Presidente da República, presidido por este, e integra por inerência o presidente da Assembleia da República, o primeiro-ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, presidentes dos governos regionais e antigos presidentes da República.
Além dos membros inerentes, inclui cinco cidadãos designados pelo Presidente da República, pelo período correspondente à duração do seu mandato, e cinco eleitos pela Assembleia da República, de harmonia com o princípio da representação proporcional, pelo período correspondente à duração da legislatura.
Presidente reúne hoje Conselho de Estado sobre futuro da Europa
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.