Sábado – Pense por si

Preços das casas sobem acima da média da UE

Os preços das casas aumentaram 4,0% na zona euro e 4,5% na União Europeia (UE) no primeiro trimestre deste ano. Portugal registou um aumento na ordem dos 7,9%

Os preços das casas aumentaram 4,0% na zona euro e 4,5% na União Europeia (UE) no primeiro trimestre deste ano, face ao homólogo, com Portugal a registar uma subida acima de ambas as médias, divulgou hoje o Eurostat.

Em Portugal, os preços das casas cresceram 7,9%, mas as maiores subidas homólogas foram registadas na República Checa (12,8%), na Lituânia (10,2%) e na Letónia (10,1%).

Na Croácia (-0,4%) e em Itália (-0,1%) os preços desceram face ao primeiro trimestre de 2016.

Na comparação com o último trimestre de 2016, entre Janeiro e Março, os preços das casas aumentaram 0,4% na zona euro e 0,7% na UE, tendo as maiores subidas sido registadas na República Checa (2,9%), na Letónia (2,8%) e na Suécia (2,5%).

Os recuos trimestrais mais significativos observaram-se em Malta (-5,4%), na Eslováquia (-2,4%) e em Chipre (-1,4%).

Em Portugal, os preços das casas aumentaram 2,1% de preço na comparação trimestral.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.