Mau tempo afeta todos os distritos do continente. Foi emitido aviso vermelho para o Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.
Todos os distritos do continente estão hoje e terça-feira sob avisos por causa da chuva e vento forte, oito dos quais a vermelho por causa da agitação marítima, devido aos efeitos da depressão Herminia, segundo o IPMA.
EPA/Lavandeira Jr
Os distritos do Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso vermelho, o mais grave, a partir das 12:00 de hoje e até às 09:00 de terça-feira por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 07 a 08 metros de altura, podendo atingir 14 metros.
Estes distritos estão até às 12:00 de hoje com aviso laranja, passando depois a vermelho até às 09:00 de terça-feira e novamente a laranja entre as 09:00 e as 21:00 de terça-feira.
Por causa da ondulação, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)colocou a laranja os distritos de Faro e Beja até às 21:00 de terça-feira, passando depois a amarelo até às 18:00 de quarta-feira.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Santarém, Lisboa e Portalegre até às 09:00 devido à chuva, por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.
Também por causa da chuva, Évora e Beja estão sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje e Faro e Setúbal até às 15:00
O Instituto emitiu aviso amarelo por causa do vento forte para os distritos de Santarém, Lisboa e Portalegre até às 18:00 de hoje, para Évora até às 12:00 de hoje, Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra até às 21:00 de hoje e para Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Leiria, Beja e Braga até às 09:00 de terça-feira.
Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Braga e Castelo Branco também estão sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 12:00 de terça-feira devido à queda de neve acima dos 700 metros.
Também a costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima até às 18:00 de terça-feira.
A forte ondulação levou à emissão de avisos amarelo no grupo central (Graciosa, Terceira, Faial, Pico e São Jorge) dos Açores até às 12:00 de hoje (13:00 em Lisboa).
O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".