NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Dificuldades no agendamento, atrasos na entrega de documentos e mau atendimento do serviço são os principais motivos de reclamação.
O Portal da Queixa recebeu este ano 1.086 reclamações sobre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mais 26% do que em 2019, anunciou hoje a plataforma digital de comunicação dos consumidores.
"Entre 01 de janeiro e 21 de dezembro de 2020, foram registadas na plataforma 1.086 reclamações contra o SEF, enquanto no mesmo período de 2019 foram recebidas apenas 859 reclamações", referiu a plataforma em comunicado.
Segundo o portal, as dificuldades no agendamento (41% das queixas), atrasos na entrega de documentos (29,7%) e mau atendimento do serviço (7%) são os "principais motivos de reclamação reportados pelos cidadãos estrangeiros".
"Quanto a agressões, há pelo menos uma queixa - que remonta a 2019 -, que refere `chapadas´ e que terá sido levada adiante sob a forma de participação na PSP contra o agente que as terá desferido", adiantou a plataforma.
Relativamente a reclamações por violência física ou verbal, o Portal da Queixa esclareceu que "não aprova a divulgação pública deste tipo queixa na sua plataforma", adotando o "procedimento de encaminhar o utilizador para os canais oficiais da polícia".
De acordo com as estatísticas agora divulgadas, os meses de agosto (167), julho (157) e setembro (111) foram os que registaram mais queixas, enquanto que abril (38) foi aquele em que se verificaram menos reclamações no portal relativamente ao SEF.
Segundo o próprio portal, criado em 2009, a plataforma é visitada por mais de dois milhões de consumidores por mês e recebe, em média, cerca de 15 mil reclamações mensais, tendo meio milhão de utilizadores e registados.
Portal da Queixa recebe 1.086 reclamações contra o SEF, mais 26% do que em 2019
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."