Sábado – Pense por si

Pena suspensa para homem que abusou de criança em WC público

O Tribunal de Guimarães optou pela pena suspensa por o arguido não ter antecedentes criminais e dada a sua inserção social, familiar e profissional.

O Tribunal Judicial de Guimarães condenou esta quinta-feira a três anos e meio de prisão, com pena suspensa, um homem que abusou sexualmente de um menino de 12 anos numa casa de banho pública na cidade de Fafe.

Apesar de sublinhar que o arguido actuou com "dolo directo", o tribunal optou por lhe suspender a pena, dada a ausência de antecedentes criminais e a sua inserção social, familiar e profissional.

A suspensão fica sujeita a regime de prova.

Em tribunal, o arguido, um jardineiro de 42 anos "com limitações ao nível da compreensão", negou a prática dos factos.

O caso remonta a 24 de Setembro de 2017, na casa de banho pública do Parque das Comunidades, no centro da cidade de Fafe.

A mãe, estranhando a demora, começou a chamar insistentemente pelo filho, levando a que o agressor o libertasse.

O homem foi detido pela Polícia Judiciária, que nessa altura, em comunicado, denunciou que a criança foi constrangida "à prática de actos sexuais de relevo, conduta que foi interrompida pela pronta intervenção de familiares".

Aguardou julgamento em prisão domiciliária e foi quinta-feira condenado pelo crime de coação sexual agravado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.