Na quinta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou que este serviço iria passar a encerrar todas as noites a partir de hoje, entre as 20:00 e as 08:00, o que levou a Comissão de Utentes de Saúde do Concelho do Seixal a marcar a vigília em frente à unidade, a partir das 20:00.
O membro José Lourenço, que falou à Lusa depois de uma reunião com a tutela, explicou que o protesto deve-se por não haver "evolução" quanto à falta de pediatras e porque não consideram suficiente a medida de alargamento do horário de duas unidades de saúde.
"Continua a não haver uma alternativa na Margem Sul para as urgências noturnas", frisou José Lourenço, defendendo que o alargamento deveria ser "24 horas".
Segundo o Ministério da Saúde, o horário das unidades de saúde da Amora, no Seixal, e da Rainha Dona Leonor, em Almada, vão passar a funcionar das 08:00 às 00:00, nos dias de semana, e das 10:00 às 22:00, no fim de semana.
A este protesto juntou-se a Comissão de Utentes do Concelho de Almada e a União de Sindicatos de Setúbal, que se afirma "solidária com os utentes e profissionais de saúde que lutam pelo funcionamento da urgência".
Em comunicado, os sindicatos defenderam que o Governo "tem de tomar medidas urgentes para a contratação de mais profissionais para a urgência pediátrica".
A falta de especialistas afeta o hospital há mais de um ano, quando saíram 13 profissionais, e, segundo o Sindicato dos Médicos da Zona Sul, nem o lançamento de concursos foi suficiente para colmatar a carência porque "ninguém concorreu".
Devido à falta de especialistas, a urgência pediátrica daquela unidade hospitalar de Almada tem encerrado todos os fins de semana, nas últimas semanas, entre o final de sexta-feira e a manhã de segunda-feira.
DYBS // MLS
Lusa/Fim
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Ministro da Economia testa positivo à covid-19
Ventura vai participar à CNE e PSP alegada "espionagem" pelo BE
Covid-19: Centro Hospitalar de Leiria com mais 52 camas
Farmácias, clínicas com urgências e funerárias são exceções aos novos horários
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.