Sábado – Pense por si

Operações falhadas levantaram suspeitas ao SIS

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 08 de junho de 2016 às 16:56

Júlio Pereira confirma oficialmente a notícia da SÁBADO de que Carvalhão Gil foi detectado na sequência de várias falhas em acções de contra-espionagem

O Secretário Geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, confirmou a notícia publicada esta quarta-feira pela SÁBADO sobre a forma como o Serviço de Informações de Segurança (SIS) detectou a existência de uma "toupeira". "Após um período de averiguações internas, desencadeadas por terem sido detectados indícios de comprometimento de actividade operacional na área da contra-espionagem (…) recolheram-se elementos seguros sobre a realização de encontros clandestinos no estrangeiro entre um funcionário do SIS e um outro de um serviço de informações estrangeiro", disse Júlio Pereira durante um encontro com jornalistas para a apresentação dos novos sites do SIRP, SIS e Serviço de Informações Estratégicas de Defesa. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.