Sábado – Pense por si

Oito distritos sob aviso amarelo e quatro sob aviso laranja devido a chuva forte

Lusa 15 de março de 2025 às 12:58
As mais lidas

De acordo com o IPMA, os distritos de Beja, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal vão estar sob aviso amarelo.

Oito distritos de Portugal Continental vão estar sob aviso amarelo a partir do final da tarde de domingo devido à chuva e quatro estarão sob aviso laranja devido à agitação marítima na segunda-feira, segundo o IPMA.

Chuva
Chuva DR

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos de Beja, Évora, Faro, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal vão estar sob aviso amarelo a partir do final da tarde de domingo devido à "chuva por vezes forte", associada à depressão Laurence.

O aviso amarelo vigora a partir das 18h00 de domingo em Beja, Faro, Lisboa e Setúbal e a partir das 21h00 em Évora, Leiria, Portalegre e Santarém.

Em Lisboa e Setúbal, este alerta termina às 00h00 de segunda-feira, enquanto nos restantes distritos se prolonga até às 03h00.

Já a partir das 15h00 de segunda-feira será a agitação marítima a deixar sob aviso amarelo os distritos de Beja, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa e Setúbal, subindo este alerta para o nível laranja em Beja, Faro, Lisboa e Setúbal entre as 18h00 de segunda-feira e as 06h00 de terça-feira.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para hoje, o IPMA prevê hoje para o Continente céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir do final da tarde.

São aguardados aguaceiros em especial a partir da tarde, que serão de neve acima de 1.000/1.200 metros de altitude, e a formação de gelo ou geada no interior.

Na costa ocidental, o mar apresenta ondas de noroeste com dois a três metros, diminuindo para um a dois metros, enquanto na costa sul as ondas serão de sudoeste com um a dois metros, diminuindo para um metro.

As temperaturas irão variar entre a máxima de 16 graus em Setúbal, Faro e Sagres e a mínima de -2 em Bragança.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.