Sábado – Pense por si

Oferecem burro a Greta para se deslocar até Madrid

Associação de moradores de Fray Hernando de Talavera de la Reina, em Toledo, ofereceu à jovem ativista sueca um burro para viajar de Lisboa até à capital espanhola.

A Associação de moradores de Fray Hernando de Talavera de la Reina (Toledo) ofereceu à jovem ativista suecaGreta Thunbergum burro para viajar de Lisboa até Madrid, onde irá participar na cimeira social à margem da COP25.

Na página da associação na rede social Facebook, a direção da associação de moradores afirma estar "consciente da importância de sensibilizar o mundo sobre a situação ambiental" e por isso decidiu unir-se à luta da jovem ativista.

"Pomos à tua disposição um burro criado na comarca [...] para te deslocares entre Lisboa e Madrid para assistir à Conferência das Nações Unidas sobre as alterações Climáticas de 2019", conhecida como COP25, lê-se na carta dirigida a Greta Thunberg publicada na rede social.

Na missiva, a associação explica que o burro é o meio utilizado pelos seus "antepassados" e tem sido "o mais amigo do meio ambiente nas deslocações humanas".

A associação também anuncia que em agosto de 2020 começa o Ano Santo Guadalupense e incentiva a ativista a usar o que tem sido durante séculos a forma de transporte para milhares de pessoas que fizeram o caminho secular de 257 quilómetros entre o Mosteiro dos Jerónimos de Madrid e o Mosteiro de Guadalupe.

O Conselho de Administração da associação de moradores "Fray Hernando de Talavera" acrescenta que as despesas da viagem serão da sua responsabilidade e deseja à jovem sueca uma estadia feliz em Espanha.

Greta Thunberg chegou a Lisboa na terça-feira, depois de uma viagem de barco à vela desde os Estados Unidos, e antes de se deslocar a Madrid para participar nas atividades paralelas à COP25.

Ainda não se sabe qual o meio de transporte que a jovem ambientalista, que prefere deslocar-se de uma forma amiga do ambiente, vai utilizar para a sua viagem até Madrid.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.