O miradouro de Santa Catarina reabrirá à população na próxima semana, depois de ter sido encerrado em julho de 2018 para obras de requalificação.
Omiradouro de Santa Catarina, também conhecido por Adamastor, reabrirá à população na próxima semana, depois de ter sido encerrado em julho de 2018 para obras de requalificação, avançou esta quinta-feira a Câmara de Lisboa.
Questionada pela agência Lusa sobre o ponto de situação das obras e a reabertura do local, fonte da autarquia disse apenas "que está previsto que o miradouro de Santa Catarina abra durante a próxima semana".
Por seu turno, a presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, Carla Madeira (PS), responsável pela gestão do espaço, adiantou à Lusa que o miradouro abrirá entre as 07:00 e as 08:00 e encerrará entre as 23:00 e as 00:00.
A autarca explicou que o horário ainda não está definido, uma vez que tem de ser feita uma gestão com as equipas de higiene urbana, já que a limpeza do espaço e os sanitários serão responsabilidade da junta.
O projeto de requalificação do miradouro do Adamastor, com a introdução de uma vedação à noite, foi apresentado à população em fevereiro, aprovado pelo executivo municipal (liderado pelo PS) em março e as obras só arrancaram em abril.
Na proposta, o presidente da autarquia,Fernando Medina(PS), acrescentou que a vedação será uma solução "passível de ser transitória, pelo que se define a avaliação pela Câmara num prazo de um ano da conclusão das obras".
Em julho de 2018, o então vice-presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, anunciou o encerramento do espaço e a sua reabertura com a introdução de uma vedação "para delimitar o miradouro, permitindo que fique em descanso face à carga" que tinha na altura.
O anúncio gerou uma grande onda de contestação, com diversas críticas provenientes de autarcas e munícipes, tendo sido inclusivamente criado um movimento intitulado "Libertem o Adamastor" que está contra a vedação e defende que o espaço deve ser frequentado por todos.
Em sentido contrário, alguns moradores do Bairro de Santa Catarina criaram uma petição favorável às restrições de horário no miradouro, defendendo medidas que possibilitem o descanso daqueles que ali moram.
Miradouro do Adamastor reabre na próxima semana com horário limitado
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.