Sábado – Pense por si

Ministro do Ambiente diz que Greta Thunberg é "muito bem-vinda" a Portugal

29 de novembro de 2019 às 13:49
As mais lidas

João Matos Fernandes afirmou que a luta da ativista é da "maior relevância" para consciencializar os mais jovens para uma sociedade livre de carbono.

O ministro do Ambiente disse esta sexta-feira que a jovem ativista suecaGreta Thunbergé "muito bem-vinda" a Portugal, afirmando que a sua luta é da "maior relevância" para consciencializar os mais jovens para uma sociedade livre de carbono.

"Greta Thunberg é muito bem-vinda a Portugal e sobretudo aquilo que ela tem feito é da maior relevância para consciencializar os mais jovens e também os menos jovens para a necessidade de um compromisso por uma sociedade neutra em carbono", declarou hoje o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, à margem do Fórum da Mobilidade e Novas Tendências, que está a decorrer em Ermesinde (Porto).

Questionado pelos jornalistas sobre se previa encontrar-se com a ativista - que deverá chegar a Lisboa na próxima semana, depois de atravessar o atlântico num veleiro - Matos Fernandes disse que por motivos de agenda irá estar em Madrid (Espanha), para participar na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP25), mas observou que o que acha "verdadeiramente importante" é que Greta Thunberg continue o "seu trabalho de forma a levar longe uma mensagem relevantíssima" sobre o combate às alterações climáticas.

A propósito da nova greve climática estudantil que se decorre hoje e cidades de todo o mundo, com manifestações agendadas em cinco cidades portuguesas, o ministro do Ambiente e da Ação Climática diz estar expectante e entusiasmado.

"Vejo com uma enorme expectativa e entusiasmo tudo aquilo que sejam gestos de compromisso, e obviamente de manifestação pública desse mesmo compromisso no combate às alterações climáticas (...). Esta é a causa mais justa e é com uma grande satisfação que eu vejo que os mais jovens estão de facto mobilizados para lutar pela causa mais justa", disse o ministro.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.