Sábado – Pense por si

Ministra garante que EPL não vai encerrar em 2020

24 de dezembro de 2019 às 16:23
As mais lidas

Segundo a ministra da Justiça, o Governo tem um plano que prevê o encerramento deste estabelecimento prisional a prazo e a construção de um novo.

A ministra da Justiça disse hoje que o Governo está a trabalhar "o mais depressa possível" para o encerramento gradual do Estabelecimento Prisional de Lisboa, mas que este não ocorrerá em 2020.

Francisca Van Dunem falava aos jornalistas durante uma visita ao EPL para inaugurar a nova sala de espera para visitantes que permitirá aos familiares aguardarem a hora da visita dentro do edifício.

A visita, segundo o Ministério da Justiça, visou reforçar a política de proximidade e humanização nas prisões e sublinhar a importância das medidas de reinserção social.

Segundo a ministra, o Governo tem um plano que prevê o encerramento deste estabelecimento prisional a prazo e a construção de um novo.

"Estamos a procurar fazer o mais depressa possível porque a zona será requalificada mas não será obviamente em 2020", referiu.

Este plano, adiantou, está em curso tendo já sido reduzida de forma significativa a população prisional de 1300 para 820 reclusos.

Contudo, adiantou, isso não quer dizer que encerrará já amanhã, pelo que enquanto existir serão pensadas soluções para que tenham um espaço com o melhor ambiente possível.

Questionada sobre se o Orçamento do Estado contempla verbas para o projeto, a ministra disse que tem as verbas suficientes para acautelar as necessidades suficientes do ponto de vista do projeto.

O OE2020, frisou, refere expressamente a necessidade de construção do Estabelecimento Prisional do Montijo e do de Ponta Delgada.

O Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) tem a partir de agora uma sala de espera que permitirá aos familiares dos reclusos aguardarem pela hora da visita dentro do edifício.

"Com a criação deste espaço, que é um espaço para as visitas as pessoas deixaram de esperar lá fora, à chuva e ao sol. Neste momento vai ser possível entrar e aguardar aqui", disse a ministra Francisca Van Dunem.

Dirigindo-se aos reclusos que participaram no projeto, a ministra disse que a grande preocupação com a ocupação é que criem competências e capacidades que permitam depois em liberdade iniciarem caminhos novos.

"Cada vez que cada um de vós sai daqui e reinicia um caminho, reencontra a família, reencontra os amigos, reencontra ou encontra um trabalho é um êxito para nós", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.