Sábado – Pense por si

Criada sala de espera no Estabelecimento Prisional de Lisboa

24 de dezembro de 2019 às 15:55
As mais lidas

O espaço com capacidade para cerca de 100 pessoas foi inaugurado pela ministra da Justiça, numa cerimónia que contou com a presença de alguns reclusos.

O Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) tem a partir de agora uma sala de espera que permitirá aos familiares dos reclusos aguardarem pela hora da visita dentro do edifício.

O espaço com capacidade para cerca de 100 pessoas foi hoje inaugurado pela ministra da Justiça, numa cerimónia que contou com a presença de alguns reclusos que participaram na criação deste espaço.

Esta visita, segundo o Ministério da Justiça, pretende reforçar a política de proximidade e humanização nas prisões e sublinhar a importância das medidas de reinserção social.

"Com a criação deste espaço, que é um espaço para as visitas as pessoas deixaram de esperar lá fora, à chuva e ao sol. Neste momento vai ser possível entrar e aguardar aqui", disse a ministra Francisca Van Dunem.

Dirigindo-se aos reclusos que participaram no projecto, a ministra disse que a grande preocupação com a ocupação é que criem competências e capacidades que permitam depois em liberdade iniciarem caminhos novos.

"Cada vez que cada um de vós sai daqui e reinicia um caminho, reencontra a família, reencontra os amigos, reencontra ou encontra um trabalho é um êxito para nós", disse.

Segundo a ministra da Justiça, este era um dos problemas deste estabelecimento e era "um espectáculo de enorme desumanidade ver as famílias, crianças e idosos a fazer fila no exterior ao sol e à chuva" enquanto aguardavam pela hora da visita.

"Temos este espaço. É um passo importante de humanização e de respeitos pelas pessoas independentemente da condição em que estão os respectivos familiares e amigos", frisou adiantando que enquanto o EPL existir tem de ser criadas as condições para que as pessoas que cá estão estejam no melhor ambiente possível.

O Estabelecimento Prisional de Lisboa tem actualmente 820 reclusos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.