Sábado – Pense por si

Marcelo lamenta não ter sido ouvido por Montenegro e diz que é prática recorrente

O Presidente da República fez saber que não foi ouvido pelo primeiro-ministro antes da comunicação ao país no sábado ao início da noite. Marcelo mantém-se sem atos públicos nos próximos dias. À SIC afasta cenário de crise política.

Marcelo Rebelo de Sousa lamenta que o primeiro-ministro não lhe tenha ligado antes da comunicação ao país no sábado ao início da noite e fez saber que essa é prática recorrente de Luís Montenegro.

De acordo com a SIC, o Presidente estará irritado com o primeiro-ministro e faz saber que gostaria de ter sido ouvido antes das declarações do líder do Governo sobre a polémica que envolve a empresa da família de Montenegro. O chefe de Estado explicou à SIC que foi de propósito no sábado à tarde para o Palácio de Belém, mas nada soube antecipadamente sobre o que o primeiro-ministro iria dizer ao país.

O Presidente da República explicou ainda que o primeiro-ministro lhe ligou cerca de meia horas depois da comunicação, mas decidiu não atender. 

Marcelo faz saber também que o chefe do Governo está no direito de não lhe ligar, mas nota que podia ser do interesse do primeiro-ministro ouvir a opinião do Presidente.

À SIC, Marcelo Rebelo de Sousa faz questão de lembrar que este é um comportamento habitual do primeiro-ministro de não ouvir Belém, mas afasta a hipótese de uma crise, sublinhando que o país apresenta bons resultados económicos e o Parlamento está a funcionar.

Depois da comunicação ao país, o PCP anunciou a apresentação de uma moção de censura que será debatida esta semana, mas que tem chumbo garantido.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.