Sábado – Pense por si

Mais de 160 operacionais combatem fogo numa zona de mato em Vialonga

Bombeiros estão a ser apoiados por três helicópteros.

Um incêndio em Vialonga, no concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, que deflagrou hoje pelas 11:40 numa zona de mato, está a ser combatido por 163 operacionais, apoiados por três helicópteros, avançou fonte da Proteção Civil.

"O incêndio está com uma frente ativa, todo o perímetro do incêndio está ainda ativo, mas está apenas a atingir uma zona de mato", indicou à Lusa, pelas 15:30, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa, referindo que "haverá proximidade de habitações, mas não estão comprometidas até ao momento".

O alerta para o incêndio em Vialonga foi dado pelas 11:36, informou o CDOS de Lisboa, revelando que, pelas 15:30, estava a ser combatido por 163 operacionais, apoiados por 52 veículos e três meios aéreos.

Questionada se há necessidade de evacuar espaços ou proceder à interrupção do trânsito em estradas, a mesma fonte disse que, "até ao momento, não" há informação nesse sentido, porque o fogo "está apenas a atingir uma zona de mato".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.