IPMA prevê descida da temperatura máxima em algumas zonas do país

Lusa 23 de julho de 2018
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 25 de fevereiro a 3 de março
As mais lidas

As temperaturas vão oscilar entre os 13 graus e os 32. Todas as regiões de Portugal continental e da Madeira com risco muito elevado de exposição à radiação UV.


Todas as regiões de Portugal continental e do arquipélago da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV), assim como as ilhas açorianas do Faial e Flores, segundo Instituto do Mar e da Atmosfera.

Em risco elevado estão apenas as ilhas de S. Miguel e Terceira, na região Autónoma dos Açores, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente uma pequena descida da temperatura máxima no litoral da região Norte e no interior Centro e Sul e nebulosidade matinal no litoral oeste, podendo persistir em alguns locais a norte do Cabo Raso.

A previsão aponta ainda para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado (até 30 km/h) no litoral a sul do cabo Carvoeiro e nas terras altas a partir da tarde.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Viana do Castelo) e os 32 (em Beja).

Na Madeira, o IPMA prevê para hoje períodos de céu muito nublado, com a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas, e vento em geral fraco do quadrante norte.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 20 e os 25 graus Celsius.

No arquipélago dos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, com possibilidade de aguaceiros fracos, em especial a partir da tarde nas ilhas do grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria).

As temperaturas vão variar entre os 20 graus Celsius de mínima previstos para Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores e os 26 graus de máxima previstos para Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Opinião Ver mais