Sábado – Pense por si

Incêndios: Fogo de Aljezur está dominado mas dispositivo vai manter-se no terreno

21 de junho de 2020 às 08:39
Capa da Sábado Edição 26 de agosto a 1 de setembro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 26 de agosto a 1 de setembro
As mais lidas

O incêndio, que teve início na sexta-feira em Vilarinha, concelho de Aljezur, alastrou-se aos concelhos de Lagos e Vila do Bispo.

O dispositivo de combate ao incêndio que deflagrou na sexta-feira em Aljezur e que foi dado como dominado vai-se manter-se hoje no terreno para "reagir a eventuais reativações", disse à Lusa uma fonte da Proteção Civil.

Segundo a fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, "o incêndio mantém-se dominado", mas "o quadro meteorológico" para hoje exige que todo o dispositivo se mantenha no terreno.

"Ontem [sábado] tivemos um dia caracterizado por algumas reativações que mereceram um maior empenhamento", mas o dispositivo teve "capacidade de reagir àquilo que foram as situações mais preocupantes", mantendo o "incêndio dominado com as ações de consolidação da extinção a acontecer e acompanhado por uma vigilância ativa".

"O dia de hoje vai-se manter no mesmo registo, até porque o quadro meteorológico assim o exige", disse a fonte do CDOS de Faro.

Às 07:30 de hoje, estavam no terreno 453 operacionais, apoiados por 157 meios terrestres, que se vão manter no terreno durante todos o dia de hoje "para reagir às eventuais reativações que são habituais numa ocorrência desta natureza".

O incêndio, que teve início na sexta-feira em Vilarinha, concelho de Aljezur, alastrou-se aos concelhos de Lagos e Vila do Bispo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?