Sábado – Pense por si

Incêndios: Este ano já houve em Portugal 7.000 ignições

A informação foi avançada pelo presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros, que saudou todos os operacionais que estão envolvidos no combate ao incêndio que lavra em Monchique.

Este ano já se registaram em Portugal 7.000 ignições, disse esta terça-feira o presidente da Liga Portuguesa dos Bombeiros, que saudou todos os operacionais que estão envolvidos no combate ao incêndio que desde sexta-feira lavra em Monchique.

"Este ano já houve em Portugal cerca de 7.000 ignições, onde a presença dos bombeiros tem tido uma assinalável permanência, superior a 96%, em equipamentos, viaturas e recursos humanos", lê-se no comunicado hoje divulgado por aquela estrutura.

Jaime Marta Soares aproveitou para lembrar que os incêndios florestais representam "apenas 7% da actividade do socorro", embora os bombeiros, digam sempre "presente", cumprindo ainda outras funções "não menos exigentes, como é o caso da emergência médica, que é realizada em 85% pelos bombeiros portugueses".

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses enalteceu o papel dos bombeiros, que são "os primeiros a chegar e os últimos a partir", pelo que devem ser saudados "com respeito e grande espírito de solidariedade" todos os operacionais, que "lutam para defender as vidas e haveres das populações que juraram servir, muitas vezes com sacrifício da própria vida".

"O lema 'Vida por Vida' não é uma palavra vã, nos bombeiros é antes sinónimo da coragem, da determinação e da grande solidariedade que une todos os bombeiros de Portugal aos portugueses", concluiu.

O incêndio que deflagrou na sexta-feira ao início da tarde em Monchique já se estendeu aos concelhos de Portimão e Silves, de onde foram também retiradas pessoas de algumas localidades.

Até segunda-feira, tinham ardido entre 15.000 e 20.000 hectares, segundo as autoridades, atingindo casas e carros.

Há 29 feridos ligeiros e um grave, que está com prognóstico favorável.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!