Sábado – Pense por si

Incêndios: Apenas Castelo Branco e Guarda mantêm alerta vermelho no domingo

18 de julho de 2020 às 20:11
As mais lidas

Até hoje, devido à ameaça de fogos, 10 distritos foram colocados no nível mais grave, mas a situação muda a partir da meia noite.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) reduz a partir de domingo o nível de alerta vermelho em vários distritos e mantêm apenas no nível mais grave da escala os distritos de Castelo Branco e da Guarda.

Até hoje, devido à ameaça de fogos, 10 distritos foram colocados no nível mais grave, mas a situação muda a partir da meia noite, disse em conferência de imprensa, na sede da ANEPC Luís Belo, comandante de agrupamento distrital da Proteção Civil Costa.

Tendo em conta as condições meteorológicas previstas os distritos de Faro, Lisboa e Setúbal passam a alerta amarelo e os restantes distritos do continente ficam a partir de domingo em alerta laranja, o segundo mais grave.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.