NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
"Trata-se de um dispositivo que permite administrar oxigénio em altas concentrações, ao mesmo tempo que fornece uma pressão positiva durante a inspiração e a expiração que é muito importante neste tipo de pneumonia."
Os profissionais do Serviço de Urgência (SU) do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, estão a receber formação sobre um aparelho denominado de 'Helmet' ("capacetes respiratórios"), utilizados na ventilação de doentes com covid-19.
"Enquadra-se numa capacidade alargada de resposta do hospital, que inclui este e outros dispositivos, e que, na lógica que sempre nos caracterizou de planeamento e antecipação das necessidades - desde a primeira vaga que assim vimos procedendo -, nesse contexto de antecipação, seria displicente não proceder à capacitação de todos os profissionais que podem vir a utilizar este equipamento, e é o que estamos a fazer neste momento", disse à agência Lusa o coordenador da equipa covid do SU do Hospital de São João.
Para Nélson Pereira, "trata-se de um dispositivo que tem muito interesse neste tipo de doentes", razão pela qual "se impõe dar formação a estes profissionais" do CHUSJ, pois era um dispositivo que o centro hospitalar não dispunha e que recebeu há "relativamente pouco tempo".
"O 'Helmet' é um dispositivo de origem italiana que já tem alguns anos de utilização, mas que veio comprovar, de forma ainda mais sensível, o seu interesse na primeira vaga da pandemia covid, em Itália, onde, de facto, foi muito utilizado, e onde se verificou a sua grande utilidade nesse contexto", sublinha o clínico.
Este dispositivo facilita a oxigenação e as trocas gasosas do organismo.
"Trata-se de um dispositivo que permite administrar oxigénio em altas concentrações, ao mesmo tempo que fornece uma pressão positiva durante a inspiração e a expiração que é muito importante neste tipo de pneumonia, em que os alvéolos pulmonares estão, por assim dizer, mais rígidos, e que precisam desta pressão para se expandirem e facilitarem a oxigenação e as trocas gasosas do oxigénio pelo dióxido de carbono que normalmente acontece nos pulmões", explica Nélson Pereira.
Portugal contabiliza pelo menos 3.381 mortos associados à covid-19 em 217.301 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).
O país está em estado de emergência desde 09 de novembro e até 23 de novembro, período durante o qual há recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado e municípios vizinhos. A medida abrange 114 concelhos, número que passa a 191 a partir de segunda-feira.
Durante a semana, o recolher obrigatório tem de ser respeitado entre as 23h e as 5h, enquanto nos fins de semana a circulação está limitada entre as 13h de sábado e as 5h de domingo e entre as 13h de domingo e as 5h de segunda-feira.
Hospital de São João dá formação a profissionais de saúde sobre "capacetes respiratórios"
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Ser liberal é viver e deixar viver. É também não sucumbir ao ressentimento social: as páginas em que Cotrim de Figueiredo confessa essa tentação quando olhava para os colegas mais abonados do Colégio Alemão são de uma honestidade tocante.
Mesmo nessa glória do mau gosto, ele encontra espaço para insultar, nas legendas, os seus antecessores, os Presidentes de que ele não gosta, a começar por Biden. É uma vergonha, mas o mundo que Trump está a criar assenta na pouca-vergonha
A avó de Maria de Lourdes foi dama de companhia da mãe de Fernando Pessoa. E deixou-lhe umas folhas amaralecidas, que elaenviou a Natália Correia, já nos anos 80. Eram inéditos da mãe do poeta.
Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.