Sábado – Pense por si

Guia para a noite eleitoral na televisão

04 de outubro de 2015 às 12:58
As mais lidas

As emissões serão geridas por três jornalistas em cada um dos canais. Miguel Relvas será um dos comentadores da TVI

A cobertura da noite eleitoral das televisões inclui a divulgação de sondagens à boca das urnas, uma projecção da abstenção às 19h pela RTP e emissões especiais da "Quadratura do Círculo" (SIC Notícias) e do "Governo Sombra" (TVI24).

Estas são algumas das novidades avançadas pelas três televisões generalistas - RTP, SIC e TVI, contactadas pela agência Lusa.

RTP

Na RTP, a operação de cobertura das eleições legislativas de domingo será conduzida pelos apresentadores José Rodrigues dos Santos, João Adelino Faria e Carlos Daniel, numa emissão especial com início às 18h e que irá prolongar-se até cerca da meia-noite, em simultâneo na RTP1 e RP Informação e nosite, de acordo com a estação pública.

A emissão especial arranca às 18h com "A Hora Decisiva", que apresentará os desenvolvimentos do dia e irá acompanhar o encerramento das urnas eleitorais e os primeiros directos às sedes partidárias, incluindo os partidos sem assento parlamentar que podem vir a eleger deputados.

Às 19h, a RTP avançará com uma projecção sobre a taxa de abstenção, que conta com a participação de Pedro Magalhães, especialista em sondagens.

Uma hora depois, será divulgada a sondagem à boca das urnas feita pela Universidade Católica.

A novidade
No site da estação pública haverá imagens em directo das sedes da coligação PSD/CDS-PP, PS, CDU e BE

A operação da RTP conta com um painel político composto por Nuno Morais Sarmento (PSD), Augusto Santos Silva (PS), João Oliveira (PCP), Marisa Matias (BE) e Adolfo Mesquita Nunes (CDS-PP), moderado por Carlos Daniel, para interpretar os resultados e desenvolvimentos.

A partir das 22h45, a RTP avança com a emissão "A Hora Seguinte", conduzido por João Adelino Faria e onde serão analisados os resultados eleitorais com Viriato Soromenho Marques, André Macedo, José Manuel Fernandes e Miguel Pinheiro.

Uma das novidades é que osite da RTP vai ter câmaras em directo nas sedes da coligação PSD/CDS-PP, PS, CDU e Bloco de Esquerda.

SIC

Na SIC, a emissão eleitoral arranca com o resultado de uma grande projecção da Eurosondagem, às 20h, de acordo com a estação de Carnaxide.

Esta projecção avançará com a composição do parlamento e quem será o vencedor.

Rodrigo Guedes de Carvalho irá conduzir a emissão, que terá directos nas sedes partidárias, e contará com Clara de Sousa a moderar o painel de comentadores Marques Mendes (PSD), António Vitorino (PS) e Miguel Sousa Tavares, onde será feita a análise de todos os resultados, e com Bento Rodrigues, que irá explicar os resultados oficiais.

A novidade
O programa "Quadratura do Círculo" terá uma emissão especial eleições. 

A SIC e a SIC Notícias terão emissão em simultâneo a partir das 19h45.

Uma das novidades é que a SIC Notícias vai ter uma emissão da "Quadratura do Círculo" especial, a seguir à emissão simultânea.

TVI

Na TVI, a emissão contará com os apresentadores José Alberto de Carvalho, Judite de Sousa e Pedro Pinto e terá uma projecção à boca da urna feita pela Intercampus.

Nos comentários à noite eleitoral, além de Marcelo Rebelo de Sousa, conta-se ainda com um painel composto por José Eduardo Moniz, Constança Cunha e Sá e Sérgio Figueiredo, de acordo com a estação de Queluz.

A novidade
Há meia-noite há "Governo Sombra", na TVI 24.

Do lado partidário, os comentadores são Miguel Relvas (PSD), António Pires de Lima (CDS-PP), Francisco Assis (PS), João Ferreira (PCP) e Fernando Rosas (BE).

A transmissão da cobertura eleitoral arranca cerca das 18h na TVI24, canal onde terá lugar uma emissão especial do "Governo Sombra" à meia-noite.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.