Sábado – Pense por si

Governo completo. Saiba quem são os secretários de Estado

Jornal de Negócios 05 de junho de 2025 às 23:14
As mais lidas

Os ministros já tomaram posse e as equipas já são conhecidas. Saiba quem são os secretários de Estado do segundo governo de Luís Montenegro.

O segundo Governo liderado por Luís Montenegro tem um total de 60 nomes: o primeiro-ministro, 16 ministros e 43 secretários de Estado. Face ao anterior Executivo, há menos um ministro mas mais dois secretários de Estado. Entre as novidades conta-se Salvador Malheiro com o pelouro das Pescas e do Mar.

Montenegro quer antecipar meta de 2% em Defesa para este ano
Montenegro quer antecipar meta de 2% em Defesa para este ano

O elenco de secretários de Estado regista vários rostos novos, bem como algumas mudanças de pastas.

Nos Negócios Estrangeiros, Emídio Sousa, que era secretário de Estado do Ambiente, substitui José Cesário com a tutela das Comunidades Portuguesas, e Ana Isabel Xavier, até agora secretária de Estado da Defesa, sucede a Nuno Sampaio. No Ministério dos Assuntos Parlamentares são eliminados os dois secretários de Estado, ficando apenas o ministro Carlos Abreu Amorim, que antes era secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

No Ministério da Presidência, Leitão Amaro passa de dois para três secretários de Estado. A Rui Armindo Freitas juntam-se Tiago Macieirinha em substituição de Paulo Lopes Marcelo e ainda João Valle e Azevedo.

Joaquim Sarmento manteve a equipa nas Finanças, tal como o fez Rosário Palma Ramalho no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. Manuel Castro Almeida, que juntou a Economia à Coesão Territorial, manteve a equipa do antigo ministro da Economia, Pedro Reis, bem como os secretários de Estado da sua antiga pasta. Miguel Pinto Luz também manteve a sua equipa nas Infraestruturas e Habitação.

Fernando Alexandre aumentou a sua equipa de três para quatro nomes na Educação, Ciência e Inovação. O novo nome é Cláudia Sarrico, na nova Secretaria de Estado do Ensino Superior. Na Ciência e Inovação, Helena Canhão substitui Ana Paiva.

Na pasta da Justiça, Rita Júdice trocou os dois secretários de Estado: Gonçalo Pires rende Maria Clara Figueiredo como secretário de Estado Adjunto e da Justiça, e Ana Luísa Machado sucede a Maria José Barros. Na Defesa Nacional, Nuno Melo mantém Álvaro Castelo Branco e passa a contar com Nuno Pinheiro Torres.

Ana Paula Martins manteve Ana Povo mas substituiu Cristina Vaz Tomé por Francisco Gonçalves na Gestão da Saúde.

A antiga Provedora de Justiça, Maria Lúcia Cabral manteve Paulo Simões Ribeiro e Telmo Correia e criou uma nova Secretaria de Estado da Proteção Civil, que fica a cargo de Rui Novo e Rocha.

Na Cultura, que agora tem também a Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes "herda" Alberto Santos com a pasta da Cultura, e manteve Pedro Dias no Desporto e Carla Rodrigues na Juventude e Igualdade.

Salvador Malheiro substitui Cláudia Aguiar como secretário de Estado das Pescas e do Mar.

João Moura e Rui Ladeira mantêm-se na equipa de José Manuel Fernandes.

Por último, no novo Ministério da Reforma do Estado, Gonçalo Matias terá como secretários de Estado Bernardo Correia, com a pasta da Digitalização, e Paulo Magro da Luz, como secretário de Estado para a Simplificação.

Veja a lista completa dos secretários de Estado:

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!