Sábado – Pense por si

Garcia de Orta converteu mais cinco camas para doentes covid mas já estão ocupadas

156 doentes estão internados em enfermaria, 17 em Unidade de Cuidados Intensivos e três doentes estão em Unidade de Hospitalização Domiciliária.

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, converteu mais cinco camas para `doentes covid-19´, que já estão todas ocupadas, estando hoje internados 176 doentes infetados com o vírus SARS-CoV-2.

Segundo uma nota do hospital, localizado no distrito de Setúbal, 156 doentes estão internados em enfermaria, 17 em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e três doentes estão em Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD). 

No comunicado, o Hospital Garcia de Orta salienta ainda que hoje voltou a registar-se um crescimento dos doentes internados com infeção por SARS-COV-2, pelo que continua a ajustar a lotação afeta à covid-19 de modo a acomodar mais doentes.

Contactada pela agência Lusa, fonte do Garcia de Orta acrescentou que o hospital tem procurado transferir alguns doentes, mas que se está a revelar cada vez mais difícil encontrar alternativas noutras unidades de saúde.

Na nota, o Hospital Garcia de Orta volta também a apelar à população dos concelhos de Almada e Seixal, para que, "em caso de situações de doença aguda, recorra em primeiro lugar ao seu médico de família nos Centros de Saúde".

Em caso de sinais e sintomas compatíveis com doença respiratória aguda, o hospital recomenda aos utentes "que se dirijam às áreas dedicadas para doentes respiratórios -- ADR - dos Centros de Saúde -, reservando as situações mais graves, agudas e urgentes para serem assistidas no hospital".

"Continuamos a trabalhar para, no final do mês de janeiro, poder expandir a Área Dedicada ao Atendimento de Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência Geral, bem como uma nova enfermaria, em estrutura modular, para prestar assistência a doentes `covid-19´", é referido no comunicado.

Na nota é também recordado que o Hospital Garcia de Orta é um dos hospitais com mais doentes covid-19 na região de Lisboa e continua com uma taxa de esforço muito elevada. 

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.031.048 mortos resultantes de mais de 94,9 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.028 pessoas dos 556.503 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.