A medida de confinamento significa que, por uma questão de segurança, as pessoas não podem sair da povoação. Vento e terreno estão a dificultar o combate ao incêndio.
O fogo que lavra em São Marcos da Serra, no Algarve, já obrigou ao confinamento, por precaução, da população da povoação de Águas Velhas, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) algarvio.
Por precaução, foi necessário "confinar a população da povoação de Águas Velhas", disse à Lusa a fonte do CDOS.
Segundo a mesma fonte, a medida de confinamento significa que, por uma questão de segurança, as pessoas não podem sair da povoação.
A fonte disse ainda que o vento e o terreno estão a dificultar o combate ao incêndio, que tem duas frentes ativas, e lavra com grande intensidade numa zona florestal.
"Não temos acesso a uma das frentes, o que é um problema e não se sabe quando teremos acesso, até lá não vai ser fácil", afirmou.
A frente nordeste é a que "inspira maior preocupação", à qual soma o vento que se vai sentir no local e que "rodou ao final da tarde", complicando "muito" o combate a este incêndio, provocando projeções muito grandes.
"Sem acessos e com projeções muito grandes, o incêndio ganha outra dimensão", frisou.
Por precaução foi também necessário "retirar uma pessoa com mobilidade reduzida".
O fogo lavra no concelho de Silves, numa zona de mato, eucaliptal e sobreiros, numa orografia complicada, num terreno de difícil progressão.
Segundo os dados disponíveis na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 20:30, combatiam no terreno 225 operacionais, 67 veículos e 11 meios aéreos, sendo "aguardados meios de reforço de Setúbal e de Évora".
De acordo com o comandante operacional nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Duarte Costa, o incêndio em São Marcos da Serra causou também ferimentos num bombeiro, que sofreu queimaduras de primeiro grau nos membros inferiores, tendo sido assistido no hospital e tido alta.
A Proteção Civil espera "condições mais favoráveis" de combate ao incêndio em Silves a partir das 22:00, com a descida das temperaturas e acalmia do vento.
Fogo no Algarve obrigou ao confinamento da povoação de Águas Velhas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.
Ricardo olhou para o desenho da filha. "Lara, não te sentes confusa por teres famílias diferentes?" "Não, pai. É como ter duas equipas de futebol favoritas. Posso gostar das duas."