Sábado – Pense por si

Ferroviários fazem greve em 4 de Junho contra agente único nos comboios

23 de maio de 2018 às 22:44
As mais lidas

Os ferroviários contestam que sejam feitas alterações ao Regulamento Geral de Segurança com o objectivo de reduzir custos operacionais.

Os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo vão estar em greve no dia 4 de Junho contra a possibilidade de circulação de comboios com um único agente, foi esta quarta-feira divulgado pelos sindicatos subscritores do pré-aviso.

"A circulação de comboios só com um agente põe em causa a segurança ferroviária - trabalhadores, utentes e mercadorias - e, por isso, é preciso que não subsistam dúvidas no Regulamento Geral de Segurança (RGS)", afirmaram os representantes dos trabalhadores numa nota de imprensa.

Os ferroviários contestam que sejam feitas alterações ao RGS com o objectivo de reduzir custos operacionais.

Luis Bravo, do Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante, disse à agênciaLusaque o pré-aviso de greve foi emitido por seis sindicatos porque a redacção do RGS, em discussão nos últimos meses, deixa em aberto a possibilidade de os operadores decidirem se colocam um ou dois trabalhadores nos comboios.

Em Novembro os sindicatos dos ferroviários suspenderam uma greve após terem acordado com o Governo que a redacção do regulamento de segurança iria ser melhorada de forma a garantir que cada comboio circularia sempre com um maquinista e um revisor ou operador de mercadorias.

"Mas isso não aconteceu, o grupo de trabalho que tratou desta matéria já terminou a sua função e o novo texto dá possibilidade de decisão aos operadores, pondo até em causa as regras da União Europeia", disse Luis Bravo.

Actualmente, os comboios circulam sempre com dois trabalhadores, exceto na Fertagus que, ao abrigo do RGS, pode funcionar com agente único entre Setúbal e o Pragal.

A greve de 4 de Junho vai abranger todos os trabalhadores ferroviários da CP, Medway e Takargo e todo o tipo de trabalho das 0h00 às 24h00 dessa data.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.