NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O Complexo Desportivo da Lapa vai receber pessoas em situação de sem-abrigo durante a vaga de frio, activando um "plano de emergência inédito".
A Junta de Freguesia da Estrela, em Lisboa, vai abrir o Complexo Desportivo da Lapa para receber pessoas em situação de sem-abrigo durante a vaga de frio, activando assim um "plano de emergência inédito", anunciou hoje a autarquia.
Num comunicado, a Junta de Freguesia refere que se trata de um reforço no âmbito do plano de contingência da Câmara Municipal de Lisboa.
Além de pessoas em situação de sem-abrigo, aquele complexo está preparado para receber também animais, naquele que é, para o presidente da autarquia, Luís Newton, um "fator diferenciador".
O autarca destacou como principais aspetos diferenciadores o facto de se assegurarem "condições para pernoitar, apoio veterinário para os animais de companhia e apoio médico", além do já tradicional apoio psicossocial.
A autarquia refere ainda que a resposta do Dispositivo Integrado de Apoio aos Sem-Abrigo actualmente existente não contempla a pernoita, nem o acompanhamento dos animais de companhia, o que condiciona a aceitação de ajuda.
"Na maioria das vezes, a população em situação de sem-abrigo não quer ser realojada por causa do seu amigo de quatro patas. Esta resposta não só permite a sua entrada, como também lhe presta cuidados veterinários", refere a Junta de Freguesia no comunicado.
O Complexo Desportivo da Lapa admite pessoas das 19h00 às 24h00. Além da pernoita, as pessoas em situação de sem-abrigo poderão ser atendidas por médicos e enfermeiros, usufruir de consultas de psicologia e, no dia seguinte, fazer a higiene pessoal, tomar o pequeno-almoço e seguir para o Pavilhão Municipal Manuel Castelbranco, na Graça, para almoço.
Esta iniciativa conta com o envolvimento de diversos parceiros.
Entretanto, a Provedoria dos Animais de Lisboa recomendou a todos os que têm animais que os recolham de espaços abertos, designadamente, varandas, quintais, jardins, pátios ou terrenos de outra natureza e que lhes providenciem abrigo e agasalho.
A Provedoria dos Animais refere ainda que existem no "Pavilhão Municipal Manuel Castelbranco, que é o local definido pela CML para acolher os sem-abrigo enquanto existirem condições climatéricas extremas, boxes para cães, bem como alimento para os mesmos".
Estrela activa "plano de emergência inédito" devido ao frio
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.