Sábado – Pense por si

Detido suspeito de extorquir dinheiro a mulheres para não mostrar fotos íntimas

O arguido, sob uma identidade falsa e através das redes sociais (Facebook), criou amizade com várias mulheres, convencendo-as a facultarem-lhe fotografias ou filmes de cariz íntimo e sexual.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um suspeito dos crimes de burla qualificada e extorsão, em Vila Real, que terá exigido dinheiro a várias mulheres para não divulgar fotografias ou filmes de cariz sexual, anunciou hoje aquela força policial.

O Departamento de Investigação Criminal de Vila Real divulgou, em comunicado, que o homem de 53 anos é suspeito de 'sextortion' (ameaça de publicação de imagens privadas e sensíveis de cariz sexual, a menos que a vítima pague uma determinada quantia) e está "fortemente indiciado" pela prática dos crimes de burla qualificada e extorsão em Vila Real.

A investigação da PJ apurou que o arguido, mediante a utilização de uma identidade falsa e através das redes sociais (Facebook), criou amizade com várias mulheres, convencendo-as a facultarem-lhe fotografias ou filmes de cariz íntimo e sexual.

Segundo aquela polícia, depois de obtidas as imagens, o suspeito exigiu "montantes elevados em dinheiro, para que as mesmas fotografias e filmes não fossem divulgados a amigos e familiares das vítimas".

A PJ acredita que o arguido terá feito desta atividade ilícita "o seu modo de vida" nos últimos meses, estando referenciado em vários locais, designadamente em Peso da Régua, Braga, Paços de Ferreira e Évora.

De acordo com a PJ, o homem, sem ocupação laboral, vive de forma itinerante pelo país, pernoitando em residenciais.

Depois de presente às autoridades judiciárias competentes para aplicação de medidas de coação, o detido ficou sujeito a apresentações bissemanais, proibição de acesso a redes sociais e proibição de contacto com as vitimas.

A Polícia Judiciária disse que vai continuar a desenvolver diligências de investigação no sentido de apurar a extensão da atividade criminosa do arguido, designadamente o número de vítimas atingidas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.