A subida do caudal do rio está a um metro e meio de galgar a Avenida do Douro. A tragédia já tinha acontecido em 2014, como pode ver na imagem
Desde sexta-feira, 15 de Abril, que o nível das águas do Douro está a subir na cidade de Peso da Régua. Neste momento, a subida do caudal do rio está a um metro e meio de galgar a Avenida do Douro e já submergiu o cais e um bar, segundo adianta a agência Lusa.
A Autoridade Marítima Nacional emitiu um aviso vermelho durante a tarde desta terça-feira para as zonas de Peso da Régua, albufeiras do Carrapatelo e Crestuma e Ribeira do Porto/Gaia devido a descargas de água provenientes de Espanha.
O responsável pela Protecção Civil Municipal, Manuel Saraiva, disse à agência Lusa que o "cenário é de cheia" e que o caudal do Douro está a "cerca de um metro e meio" de galgar a Avenida do Douro, no lugar da Barroca, de onde já foram retirados os carros que ali normalmente estão estacionados.
As atenções são agora "redobradas" e as "preocupações centradas no período nocturno." Prevê-se que possa subir mais o caudal devido às descargas das barragens espanholas. "O dispositivo está todo no terreno e estamos à espera e preparados para proteger e salvar bens e pessoas", frisou.
Fonte da Autoridade Marítima contactada pela agência Lusa explicou que o aviso vermelho significa que há perigo de "cheias", como pode haver "riscos de galgamento da água nas margens" e, por causa desses riscos, é aconselhável que as pessoas tenham cuidados "redobrados", designadamente as que praticam desportos náuticos nas zonas referenciadas ou que aí tenham embarcações.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.