Sábado – Pense por si

Portugal e o Futuro. De bíblia para o MFA a livro desprezado pelos capitães de Abril

SÁBADO
SÁBADO 13 de fevereiro de 2024 às 08:36

A SÁBADO publica dois capítulos de O General que Começou o 25 de Abril Dois Meses Antes dos Capitães, de João Céu e Silva, que relata a história e origem do livro do general António de Spínola - cujo famoso monóculo era, afinal, falso.

Há cinquenta anos chegava às livrarias o livro Portugal e o Futuro do general Spínola, um inesperado e gigantesco sucesso que provocou um verdadeiro terramoto político no regime de Marcelo Caetano, que apenas sobreviveu mais dois meses até ao golpe militar de 25 de Abril. Em O General que Começou o 25 de Abril Dois Meses Antes dos Capitães, João Céu e Silva refaz a história desse livro; como teve origem, quem o escreveu e qual o impacto na sociedade portuguesa que devorou cinco edições e esgotou 230 mil exemplares em nove semanas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.