Testes arrancaram na quinta-feira, depois de uma idosa do lar ter testado positivo ao novo coronavírus.
Uma idosa e 12 trabalhadores de um lar em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, testaram positivo para a covid-19, aguardando-se o resultado dos testes de outros funcionários e utentes, informou hoje o presidente da câmara.
Os testes aos utentes e funcionários dos equipamentos sociais da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva arrancaram na quinta-feira, depois de uma idosa do lar ter testado positivo à covid-19, adiantou à agência Lusa o presidente do município, José Calixto.
Esta utente, referiu, apresentava "dificuldades respiratórias" e foi transportada para o Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE), onde foi confirmado que estava infetada com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) que provoca a doença da covid-19.
Segundo o autarca alentejano, a idosa cujo resultado à covid-19 deu positivo encontra-se internada no HESE, com "um quadro estável e tranquilo", mas, ainda assim, encontra-se "dependente de oxigénio".
"Às 07:50 de quinta-feira, foi-nos comunicado o teste positivo, o que implicou da nossa parte a decisão de articular, com as instituições responsáveis, a realização de testes generalizados" na instituição, disse.
José Calixto precisou que, na quinta-feira, foram feitos "135 testes" aos trabalhadores, colaboradores e utentes do lar de idosos e da unidade de cuidados continuados que a fundação possui em Reguengos de Monsaraz.
"Hoje, continuamos com mais testes", para atingir "um total de 222", indicou, revelando que dos que foram feitos na quinta-feira já receberam a informação da existência de "12 casos positivos entre os trabalhadores".
Os funcionários com teste positivo, três deles encontravam-se a trabalhar, já estão em casa a cumprir o isolamento profilático, referiu.
O autarca assinalou que a instituição tem capacidade para proceder ao "confinamento setorial", mas garantiu que, em caso de necessidade, o município tem preparadas instalações de primeira linha, com cerca de 40 camas, para acolher pessoas infetadas.
Covid-19: Utente e 12 funcionários de lar em Reguengos de Monsaraz com testes positivos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.