Esta foi a primeira vez que António Costa participou na cerimónia que se realiza a meio da travessia sobre o rio Douro, que divide as duas cidades, uma tradição iniciada em 2014.
O primeiro-ministro, António Costa, brindou, este sábado, "ao São João, ao Porto, a Gaia e a Portugal" na habitual sessão de cumprimentos entre os presidentes das câmaras dos dois concelhos, no tabuleiro inferior da ponte Luiz I.
Esta foi a primeira vez que António Costa participou na cerimónia que se realiza a meio da travessia sobre o rio Douro, que divide as duas cidades, uma tradição iniciada em 2014, no primeiro São João do independente Rui Moreira à frente da autarquia portuense e do socialista Eduardo Vítor Rodrigues em Gaia.
No meio da multidão barulhenta que cruzava o tabuleiro da ponte, o primeiro-ministro foi abordado por populares e levou algumas 'marteladas', típicas dos festejos de São João, deslocando-se depois a pé pela marginal até ao cais de Gaia onde vai jantar. Depois, António Costa seguirá para o Porto, para assistir aos cerca de 20 minutos de fogo-de-artifício que começa às 00h01.
No caminho entre a ponte e o restaurante, onde soavam alto os apitos dos 'martelos' e se sentia um cheiro intenso a sardinhas assadas, António Costa, acompanhado da mulher e do autarca de Gaia, foi constantemente interpelado pela multidão que ocupava a rua e as esplanadas à beira-rio.
Também desde 2014 que António Costa tem alternado a presença nas celebrações do São João entre os dois concelhos, totalizando este ano a quarta participação na festa (a segunda como primeiro-ministro), embora no exercício de cargos diferentes.
Há quatro anos, Costa era presidente da Câmara de Lisboa e esteve no Porto a celebrar o São João, ao lado de Rui Moreira, que, em 2013, foi o primeiro independente a ser eleito presidente daquela Câmara.
Na altura, e até à ruptura em maio de 2017, Moreira mantinha uma coligação pós-eleitoral com o PS na autarquia, com vista a garantir a governabilidade da cidade.
Rui Moreira foi, entretanto, reeleito com maioria absoluta na Câmara do Porto.
Em 2015, Costa esteve no São João de Gaia como secretário-geral do PS, ao lado do autarca Eduardo Vítor e, no fim do fogo-de-artifício, deslocou-se a pé até à avenida dos Aliados, no Porto, por entre a habitual multidão munida de 'martelos'.
António Costa regressou ao São João do Porto em 2016 já como primeiro-ministro.
Em 2017, o governante cancelou a visita a Vila Nova de Gaia, prevista para participar nos festejos de São João, devido aos incêndios de Pedrógão Grande.
Costa brindou "ao São João, ao Porto, Gaia e Portugal" com autarcas na ponte Luiz I
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.