O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Portugal continental e o arquipélago da Madeira estão a partir desta quinta-feira, 03, e até sábado sob o efeito da passagem da depressão Nuria, que vai trazer chuva, vento e agitação marítima fortes, segundo o IPMA.
João Cortesão/Medialivre
Até sábado, estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial na sexta-feira, explica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), adiantando que depressão se irá posicionar no final do dia de hoje a oeste da Península Ibérica, deslocando-se lentamente para norte.
"A esta depressão está associada uma superfície frontal fria e diversas linhas de instabilidade que condicionarão o estado do tempo em Portugal continental", referiu o IPMA em comunicado.
Está também previsto vento do quadrante sul fraco a moderado, intensificando para moderado a forte no litoral e nas terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) a partir do final do dia de hoje, e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, e agitação marítima forte.
Esta situação levou o IPMA a emitir aviso amarelo de vento forte de sul/sueste, com rajadas até 80 km/h, em especial no litoral, para os distritos de Faro, Setúbal, Lisboa, Leiria, Beja, Coimbra entre as 21:00 de hoje e as 15:00 de sexta-feira.
O IPMA colocou também os 18 distritos do continente entre as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira por causa da chuva por vezes forte e acompanhada de trovada.
Também os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria e Beja entre as 09:00 e as 21:00 de hoje e Faro até às 21:00 de sexta-feira devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste com 4 a 4,5 metros.
Também o arquipélago da Madeira vai ser afetado pela passagem da depressão Núria, aviso amarelo de vento com rajadas que podem chegar aos 120 km/h nas regiões montanhosas até às 00:00 de sexta-feira.
O restante território do arquipélago estará sob aviso amarelo até às 06:00 de sexta-feira, nomeadamente devido à precipitação, vento e agitação marítima.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.