Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal e Beja vão continuar em aviso amarelo devido às temperaturas altas durante esta quinta-feira.
Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, até às 21:00, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Os distritos em causa são Bragança, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal e Beja.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Quanto à radiação ultravioleta, todo o território de Portugal continental apresenta hoje um risco muito elevado, com exceção dos distritos de Portalegre, Évora e Beja que estão sujeitos a um risco extremo.
Nas situações de risco muito elevado é aconselhado a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol, enquanto no risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa.
O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Para hoje é esperada nebulosidade matinal no litoral oeste de Portugal continental e vento por vezes forte na
faixa costeira ocidental a partir da tarde. Há ainda possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro
durante a tarde.
Nos Açores, o céu estará muito nublado, mas com abertas, prevendo-se aguaceiros no grupo central.
Para a Madeira esperam-se períodos de céu muito nublado, embora pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira. O vento será fraco a moderado, soprando por vezes forte nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira.
Lisboa chegará hoje aos 34 graus celsius, Ponta Delgada aos 24 e o Funchal aos 26.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".