Sábado – Pense por si

Bloco de Granito. A guerra da Ucrânia vista pelo BE

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos 15 de abril de 2022 às 10:00

Os bloquistas são os obsessivos-compulsivos do tratado atlântico, do anti-imperialismo das falsas equivalências, para quem a virtude está no meio, no buraco negro da abstração pacifista, aquele que tudo consome exceto a luz inofensiva e eco-friendly das boas intenções.

No documento fundador do Bloco de Esquerda, a 24 de março de 1999, poucos meses antes de Vladimir Putin iniciar a sua monarquia absoluta na Rússia por via “democrática” (por ele garantida na Constituição até 2036, quando o ex-agente da KGB completar 84 plastificadas primaveras), os dirigentes do partido já manifestavam a sua desconfiança face ao “tipo de Estado imprevisível que está a nascer na Rússia… onde a esfera pública surge como simples fachada legal da acumulação primitiva de economias mafiosas”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.