Sábado – Pense por si

BE questiona Governo sobre novas falhas no SIRESP

17 de julho de 2017 às 22:13
As mais lidas

As falhas terão ocorrido no combate aos fogos em Alijó mas também em Pedrógão Grande

O Bloco de Esquerda questionou hoje o Governo sobre novas falhas no sistema SIRESP (comunicações de emergência), que terão acontecido no combate aos fogos em Alijó mas também em Pedrógão Grande.

SIRESP
SIRESP
SIRESP
SIRESP

"Confirma o Governo as falhas do sistema SIRESP, reportadas pelas autoridades no local, no incêndio deste fim de semana no concelho de Alijó?", perguntam os deputados do Bloco, querendo também saber o tipo de falhas e quanto tempo duraram, que consequências tiveram e que medidas pensa o Governo tomar "para resolver as sucessivas falhas de comunicações da rede SIRESP".

Falhas no SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) foram detectadas no fim de semana, um mês depois de também terem acontecido nos incêndios do centro do país.

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que as falhas na rede SIRESP serão corrigidas e rejeitou que só agora tenham sido descobertos problemas.

"[Se] é necessário corrigir, nós obrigaremos às correcções de forma a que tudo funcione a tempo e horas", garantiu António Costa, observando que o Governo tem agora "que obrigar, naturalmente, a quem explora esse rede de emergência a cumprir as suas obrigações em pleno".

Também hoje a Protecção Civil garantiu que as comunicações SIRESP no incêndio do concelho de Alijó "nunca estiveram comprometidas", acrescentando que algumas das "intermitências pontuais" registadas no domingo nesta rede são comuns nos fogos de grande dimensão.

Diz o Bloco sobre a matéria que à rede SIRESP "têm sido reportadas falhas desde a sua implementação, em 2005" e que são "múltiplos e distribuídos no tempo e no espaço os relatos das populações, mas também de autoridades, de falhas do SIRESP, muitas das quais com consequências no teatro das operações".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.