Até ao início de agosto, apenas três das candidaturas ao programa de mobilidade temporária para assistência médica na região do Algarve preencheram os requisitos necessários.
O preenchimento das escalas noturnas na Urgência de Neonatologia do Centro Hospitalar e Universitário doAlgarve(CHUA), a partir de setembro, está a ser dificultado por estarem váriosmédicosde baixa, confirmou àLusaa administração esta terça-feira.
"A atual situação de falta de pessoal médico para assegurar as escalas noturnas foi agravada por razões pessoais, devidamente justificadas, de profissionais que se encontram de baixa, por motivos de doença, licenças de maternidade e ainda apoio à família", lê-se numa nota hoje divulgada, após aLusater recebido informações que davam conta de uma rutura iminente daquele serviço a partir de setembro e da possibilidade de fecho entre as 21h00 e as 09h00.
Até ao início de setembro, a administração do centro hospitalar, que reúne os hospitais de Faro, Portimão e Lagos, estará a desenvolver "todos os esforços no sentido de garantir as respetivas escalas noturnas e assegurar uma resposta de âmbito regional" em conjunto com a direção do serviço, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve e o Ministério da Saúde.
Contudo, assegura a administração do CHUA, o Serviço de Medicina Intensiva Pediátrica e Neonatal "continua a funcionar com o apoio de todos os profissionais da área pediátrica e neonatal, os quais têm conseguido assegurar, graças ao seu profissionalismo e dedicação exemplares, uma resposta assistencial de qualidade".
Em Portimão, desde o mês de junho que o serviço de Ginecologia e Obstetrícia do hospital tem sofrido interrupções intermitentes devido à falta de médicos para assegurar as escalas nos fins de semana e feriados.
Até ao início de agosto, apenas três das candidaturas ao programa de mobilidade temporária para assistência médica na região do Algarve preencheram os requisitos necessários, segundo a ARS/Algarve.
Uma das candidaturas aceites foi a de um médico pediatra, colocado em Portimão em 01 de agosto, onde irá manter-se até ao final do mês, e que está a usufruir da possibilidade de alojamento gratuito, opção incluída no programa, pela primeira vez, este ano.
O concurso para a contratação de médicos durante o período de verão, num modelo excecional de mobilidade temporária, abriu em junho e vigora até setembro, contemplando alojamento, ajudas de custo e dispensando o acordo do serviço de origem.
Baixas de médicos dificultam escalas noturnas no Algarve
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.