Um jovem casal criou uma linha de produtos, intitulada Funny Fatima (Fátima Divertida), comemorativa da visita do papa Francisco e do Centenário Das Aparições e que inclui canecas, babetes infantis, t-shirts e outros artigos
Um jovem casal criou uma linha de produtos, intitulada Funny Fatima (Fátima divertida), comemorativa da visita do papa Francisco e do Centenário Das Aparições e que inclui canecas, babetes infantis, t-shirts e outros artigos.
Os desenhos, disponíveis igualmente em ímanes para por no frigorífico, uma fita de pulso, crachás diversos, uma régua, um bloco de notas ou um puzzle, mostram o papa Francisco a rir e a fazer um gesto de aprovação (com os dois polegares para cima) ou a "aparição" de Nossa Senhora, em cima de uma árvore, aos três pastorinhos e a sete ovelhas.
As crianças estão vestidas com motivos coloridos - uma das meninas de blusa e saia preta, a outra com um vestido vermelho às bolinhas brancas e o rapaz de barrete de campino com o verde e vermelho das cores nacionais - e protagonizam outro quadro, uma pausa para a merenda num prado, rodeados de ovelhas.
Funny Fátima
Há ainda um desenho intituladoMultidão - que recria o recinto do Santuário com a Virgem Maria ao centro rodeada de faces multi-étnicas - outro figurativo dos peregrinos, com uma figura caminhante de lenço amarrado à cabeça e colete reflector, acompanhado das inscrições "Eu Fui" e "Fátima - Portugal" e também produtos relacionados com as comemorações de 12 e 13 de Maio de 2017, sempre acompanhadas de motivos religiosos ligados à Cova da Iria.
"São imagens divertidas, relacionadas com a temática religiosa de Fátima, aplicadas em produtos dirigidos a todas as idades, que colocam um sorriso na cara de quem os conhece", disse à agência Lusa Ricardo Figueira, um dos promotores do projecto Funny Fatima.
Ricardo, 30 anos, técnico de actividades desportivas numa instituição particular de solidariedade social e a mulher Cátia, 33 anos, psicóloga, casados há seis meses, tiveram a ideia em Abril de 2016, durante um "passeio romântico" a Sintra.
Funny Fátima
"Na loja oficial do palácio da Pena encontrámos produtos relativos à temática 'Sintra', mas numa versão diferente e divertida. Pensámos que poderíamos levar o conceito para Fátima e logo ai começámos a trabalhar", explicou o jovem empresário.
Fizeram contactos, nomeadamente com o responsável pelodesigndos produtos e, ainda no ano passado, surgiram os primeiros artigos. No entanto, devido à "forte componente" divertida do projecto, o casal diz ter-se deparado com "uma grande resistência para entrar no mercado de Fátima, tradicionalmente conservador e dirigido às massas", assinala Ricardo Figueira.
Em 2017 decidiram apostar numaloja online e numa página na rede socialFacebook"e ofeedback tem sido muito positivo", argumenta.
Os promotores sublinham que, apesar da componente divertida, "nunca é descurado o respeito pela temática da religião".
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.