A regra que segue o coronavírus: 80-15-5. O que significa?

A regra que segue o coronavírus: 80-15-5. O que significa?
Diogo Camilo 18 de março de 2020

DGS indicou que a doença terá uma regra de 80-15-5. Em Portugal, o último balanço dá conta de mais de 600 pessoas infetadas.

O número de infetados em Portugal com o novo coronavírus subiu esta quarta-feira para os 642, com 194 novos casos a terem sido registados - um aumento de aproximadamente 43,4%.

No mesmo boletim, a Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou também que 89 infetados pela Covid-19 estão internados e 20 estão em estado grave, com os restantes 553 casos a serem seguidos a partir de casa. Em conferência de imprensa, a diretora, Graça Freitas, revelou que cerca de 80% dos casos infetados com coronavírus ficarão em regime de autocuidado domiciliário.

"Esta doença tem uma regra aparentemente simples, 80-15-5. Significa que 80% dos casos vão ficar em autocuidados domiciliares, acompanhado pelo médico de família. 15% estará em enfermaria geral e 5% poderão precisar de cuidados intensivos. Numa fase inicial, internamos todas as pessoas, mas, à medida que o quadro estabilizou, as que têm capacidade de ficar em casa, pelas condições do domicílio, ficarão em casa. Muitos países já não internam estes 80%", afirmou, em conferência de imprensa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação