Zelensky fala no Parlamento português a 21 de abril
Já há data para a declaração do presidente ucraniano no Parlamento nacional: na quinta-feira da próxima semana. Marcelo Rebelo de Sousa vai estar presente.
O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, vai participar por videoconferência numa sessão na Assembleia da República no dia 21 de abril (quinta-feira da próxima semana), indicaram à Lusa fontes parlamentares.
A data foi esta quarta-feira acertada na conferência de líderes, que ainda decorre.
O convite para a declaração de Zelensky aos deputados nacionais partiu do PAN e foi aprovado na semana passada. A proposta contou apenas com a oposição do PCP que defendeu que esta ação não iria contribuir para a paz.
Zelensky já se dirigiu a 20 parlamentos em todo o mundo, desde que a Ucrânia foi invadida pela Rússia, a 24 de fevereiro. Nas suas intervenções, o presidente ucraniano tem apelado à paz e à ajuda internacional para combater o invasor.
Marcelo Rebelo de Sousa foi mandatado pelo Parlamento para endereçar o convite formal a Zelensky, através da embaixadora da Ucrânia em Portugal. O convite foi aceite e agora foi já estipulada uma data para a declaração por videoconferência. O Presidente da República e o Governo devem estar presentes na sessão, marcada para 21 de abril.
Edições do Dia
Boas leituras!