Secções
Entrar

Ventura e Rio mostram desconhecimento sobre eleições em mobilidade

Diogo Barreto 16 de janeiro de 2022 às 15:59

Os dois candidatos a primeiro-ministro comentaram a decisão de António Costa votar no Porto, em mobilidade. Mas a afirmação que fazem é falsa.

Os líderes do PSD e do Chega mostraram, este domingo, desconhecimento relativamente ao voto em mobilidade. Na rede social Twitter,Rui RioeAndré Venturacomentaram a decisão de António Costa ter pedido o voto antecipado e em mobilidade e ir votar ao Porto a 23 de janeiro. Mas a afirmação que fazem - de que Costa estará a ajudar a eleger o candidato do PS do Porto em vez de se eleger a si mesmo - é falsa.

JOSÉ FERNANDES/SIC/LUSA

No Twitter, partilhando a notícia de que Costa iria votar no Porto, Rio escreveu: "O Dr. António Costa arranjou uma forma airosa de evitar ter de fazer o que sabe que não é bom para Portugal; ter de votar nele próprio.Chapeau!", enquanto Ventura optou por afirmar: "António Costa faz tudo para não votar nele mesmo. Sabe bem que será um desastre para Portugal".


Mas a verdade é que não é assim que vota o voto em mobilidade. O voto em mobilidade entrou em vigor em 2015 e permite a qualquer cidadão que se inscreve que vote para o círculo eleitoral em que está recenseado, mesmo que não esteja no seu local habitual de voto. "Alarga a possibilidade de voto antecipado, permitindo o seu exercício a todos os eleitores recenseados no território nacional no sétimo dia anterior ao das eleições (domingo), numa mesa de voto antecipado escolhida pelo eleitor", pode ler-se no Portal do Eleitor sobre o voto em mobilidade. 


Portanto, mesmo votando no Porto, o secretário-geral do PS irá depositar o seu voto no círculo eleitoral. Vote no PS, ou noutro partido.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela